sábado, 24 de outubro de 2009

A História da Banda CASACA

A banda Casaca surgiu em meados do ano de 2000, da dissidência do grupo ``Kalangocongo'', que tinha o estilo musical voltado para o forró pé de serra, mas que segundo os integrantes do grupo, em entrevista para o site oficial da banda, não tinha a sonoridade desejada, pois ficava "meio nordestino''
Então durante uma roda de congo, na Barra do Jucu, os integrantes perceberam que era aquele som que eles buscavam, surgindo daí a banda Casaca, que nasceu com o objetivo de divulgar a cultura capixaba.
Vale ressaltar que a maioria dos participantes da atual formação da banda, já conhecia o ritmo, pois participavam quando crianças de um projeto chamado congo mirim que tem por objetivo a divulgação e a preservação do congo no Estado.
Depois da formação em menos de seis meses lançaram o seu primeiro CD "No tambor, na casaca, na guitarra", que chegou a marca das 35 mil copias vendidas, fato inédito para o mercado fonográfico capixaba, ainda mais sendo o selo deste CD independente. Mesmo assim, ele conseguiu figurar nas listas dos mais vendidos nas lojas do Estado. Esse primeiro CD veio, segundo integrantes da banda, com o intuito de fazer uma ``releitura'' do congo.
O grande sucesso aconteceu devido a divulgação boca-a-boca feita pelos moradores da região, o que levou rapidamente a banda conseguir emplacar duas faixas deste CD "Sereia'' e "Ondas do Barrão'' como as mais pedidas de várias FMs do Estado, ambas as músicas falam da cultura do Estado.
Seguindo a linha das famosas bandas nacionais, que criam e/ou patrocinam escolas de músicas, como o Rappa, Titãs, Skank, eles dão aulas em uma Oficina de Congo, para alunos de bairros de periferia do Estado, com o objetivo destas crianças criarem um determinado vínculo com a cultura local da Barra do Jucu, um balneário que ainda preserva o estilo rústico das aldeias de pescadores. Ponto de encontro de surfistas, estando localizando entre os a capital Vitória e o balneário de Guarapari, devido a esse estilo ainda rústico atraí muito turistas.
Um dos principais fatores que podem ser levados em consideração para o sucesso da banda nesse balneário é exatamente essa proximidade com a capital e o grande fluxo de turistas que freqüentam o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário